sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Astronomia | Sete irmãs da Terra descobertas na nossa vizinhança cósmica.

TRAPPIST-1, também conhecida como 2MASS J23062928-0502285, é uma estrela-anã localizada a 39 anos-luz do Sol na constelação Aquário.
A estrela TRAPPIST-1 ganhou este nome pelo telescópio que a descobriu, localizado no deserto do Atacama e chamado Transiting Planets and Planetesimals Small Telescope (TRAPPIST).
Em 22 de fevereiro de 2017 astrônomos anunciaram que TRAPPIST-1 tem o maior número de planetas de dimensões semelhantes aos da Terra já encontrados e o maior número de mundos com condições favoráveis à existência de água. Ao todo são sete exoplanetas, sendo seis com condições de possuir água líquida. O sistema foi revelado através de observações do telescópio espacial Spitzer da NASA e do telescópio TRAPPIST, no Chile. "É a primeira vez que tantos planetas desse tipo são encontrados ao redor da mesma estrela", afirmou o astrofísico Michaël Gillon, da Universidade de Liège, na Bélgica.
Todos os planetas da TRAPPIST-1 orbitam muito mais perto que o planeta Mercúrio em relação ao Sol. A distância entre as órbitas do TRAPPIST-1b e TRAPPIST-1c é somente 1.6 vezes a distância entre a Terra e a Lua.
Sete irmãs da Terra descobertas na nossa vizinhança cósmica
É a primeira vez que se encontram tantos planetas rochosos como o nosso à volta de uma só estrela. Além disso, estão a uma distância dela que permite que a água fique líquida

Nenhum comentário:

Postar um comentário